![](https://buscacliente.s3.amazonaws.com/42836526-c7af-4237-9ace-f25d8c06740e/imagens/quanto-custa-automacao-de-cortinas.jpg)
Assim, aparece o conceito de Internet das coisas, que tem por objetivo incentivar a ligação entre objetos inanimados que conectem-se e tornem o dia a dia mais fácil, e que através do menor esforço possível (ou nenhum esforço) do ser humano que supostamente seria o operador, esses objetos executem suas tarefas. Por exemplo, a Automação de Iluminação, conecta a cafeteira, o despertador e o carro do indivíduo seria um tipo de processo ideal que envolveria 100% a Internet das coisas.
O despertador tem um tempo específico para acordar o indivíduo, a iluminação residencial é acessa enquanto ele levanta e se encaminha para outro comodo, as luzes se apagam quando ele deixa o ambiente, enquanto esse processo acontecia, o café já estava sendo automaticamente preparado para estar quente quando ele alcança a cozinha, e por fim, quando ele está pronto para sair para o trabalho, o carro já está ligado e preparado para partir.
![](https://buscacliente.s3.amazonaws.com/42836526-c7af-4237-9ace-f25d8c06740e/imagens/automacao-em-cortinas.jpg)
Essa pode aparentar uma realidade muito distante do cotidiano, mas se pararmos para pensar não está tão distante assim. Hoje em dia, já é acessível a Solução de Automação de Cortinas através de controles ou celular, a programação de despertadores e iluminação também já é próxima a realidade de muitas pessoas, e a conexão entre e aparelhos nos é apresentada todos os dias entre computadores, celulares e televisões.